Logo Loading

FAQ

O que é um livrónico?

A Bibliotrónica Portuguesa chama-se assim porque começou por ser uma biblioteca de livros eletrónicos (e-books), a que chamamos «livrónicos». Ou seja, a palavra resulta da aglutinação das palavras «livro» e «eletrónico»: livrónico. Mas não somos «fundamentalistas» e tanto usamos o termo «livrónico» como o mais habitual anglicismo «e-book».

Estou à procura de um livro na Bibliotrónica Portuguesa e não o encontro. Porquê?

Tem a certeza de que o livro se encontra em domínio público? Se o autor (e / ou o tradutor) do livro que procura não faleceu há mais de 70 anos, de acordo com a lei portuguesa, o livro não se encontra em domínio público. Neste caso, só estará disponível na Internet, se os proprietários dos direitos de autor tiverem prescindido de os exercer.

Gostaria de fazer sugestões. Posso?

Com certeza. Clique aqui.

Que significa o número abaixo da data, na capa dos livrónicos?

Um livro eletrónico corrige-se muito facilmente. O que é bom, porque permite o aperfeiçoamento contínuo. Mas também levanta dificuldades à referenciação: uma pessoa que veja citado um livrónico pode não encontrar no mesmo sítio aquilo que viu citado. Por isso, sempre que um livrónico é alterado, altera-se também o número na capa. Se a referência aos livrónicos incluir o número da versão, ninguém se perde.

Sou autor, tenho livros publicados em papel e gostaria de os republicar na Bibliotrónica Portuguesa. É possível?

Se for atualmente o único detentor dos direitos de autor, poderá enviar cópia do livro para análise da possibilidade. Clique aqui.

Gostaria de publicar um original na Bibliotrónica Portuguesa. É possível?

Envie o seu original para análise do interesse na edição e publicação. Clique aqui.

Posso juntar-me ao grupo de Os Invulgares?

A integração no grupo de Os Invulgares foi, até à data, sempre feita por convite de Ângela Correia, que orienta o grupo e edita os textos. Mas se está mesmo muito convencido/a de ser um(a) Invulgar, escreva ema mensagem de e-mail à Ângela Correia. Pode usar a morada de e-mail indicada em Contactos.

Sou ilustrador ou artista plástico e gostaria de participar na ilustração de obras vossas. É possível?

Com certeza. Clique aqui.