Logo Loading

O livro que guarda as receitas de cozinha da Herdade da Coelhosa, publicado originalmente em 1912 e reeditado pela Bibliotrónica Portuguesa em 2008, foi restaurado, com a ajuda de uma das voluntárias da Bibliotrónica Portuguesa.

Agora, as hiperligações que permitem navegar entre o vasto índice e as receitas deste livro de cozinha estão totalmente recuperadas. Já ninguém tem portanto desculpa para não experimentar uma das muitas receitas deste livro, como a Sopa d’Azedas, o Frango Ensopado com Castanhas, as Linguiças à Solar da Coelhosa, o Puding de Bacalhau ou a Torta de Cerejas. Para exemplificar, deixamos aqui uma receita de Gelatina de Laranja, feita com sumo de laranja. Reparem nos conselhos encontrados no nosso livro para arrefecer a gelatina no verão e no inverno.

Gelatina de laranja

25 grammas de gelatina ingleza, Batty & C.º, 8 decilitros de sumo de laranja e cinco ovos. Põe-se n’uma panella sumo de laranja, ovos partidos e tambem as cascas, a gelatina e o assucar; leva-se ao fogo, mexendo-se sempre até ferver. Logo que principiar a ferver, tira-se, passa-se por um coador fino e deixa-se esfriar. Junta-se meio decilitro de licôr, deita-se na fôrma a gelar, em gelo no verão e em sal no inverno.

Bon appétit!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *