Apresentação
O Livro de Estilo e o Curso de Estilo da Bibliotrónica Portuguesa foram construídos para serem usados como um instrumento de consulta e treino por editores, ou editores em formação, e também por todos os que usem a língua portuguesa profissionalmente, que se preparem para o fazer ou que exijam de si próprios um domínio elevado da nossa língua escrita.
Tanto o Livro quanto o Curso estão divididos em três partes, consoante o objetivo principal das regras indicadas ou exercitadas. O objetivo das regras reunidas na primeira parte é essencialmente o da consistência. Concentram-se nesta parte do Livro de Estilo as regras relativas ao tratamento gráfico, como é o caso, por exemplo, da regra sobre quando usar itálico. Desta parte, é de resto, por enquanto, a única regra exercitável. Mas estão aqui reunidas também as regras mais fáceis de automatizar e, portanto, menos carentes de treino. Outros exercícios serão acrescentados, no entanto, com o tempo.
Na segunda parte, o objetivo das regras e exercícios é principalmente o da correção. São regras cuja inclusão num livro de estilo parece discutível, na medida em que as gramáticas e os dicionários da língua portuguesa contêm esta informação. O que a justifica é a dúvida e a falha frequente, tanto de autores quanto de revisores. A parte organizada com o objetivo da correção serve portanto o propósito de evitar o erro e de socorrer rapidamente, em caso de dúvida.
Na terceira parte, encontram-se as escolhas que poderão considerar-se mais propriamente estilísticas. No sentido em que ali se tomam decisões sobre opções que, à luz das gramáticas e dos dicionários, estão igualmente corretas. A decisão visa, portanto, nestes casos, obter maior eficácia, de acordo com diversos critérios, de que a clareza é um exemplo frequente. Tendo a decisão recaído, nesta parte, sobre a opção que, em cada caso, se considerou mais eficaz, as regras têm ali o objetivo da elevação (de estilo), pelo que assim ficou designada esta parte.
O Livro de Estilo e o Curso de Estilo são, ao mesmo tempo, independentes e interdependentes. O objetivo desta relação estreita foi que o utilizador pudesse consultar o Livro de Estilo, sem nunca passar pelo Curso de Estilo, se não o pretendesse; ou utilizasse o Curso de Estilo, sem nunca consultar o Livro de Estilo, se assim o desejasse. Ou, pelo contrário, começando pelo Livro ou pelo Curso, pudesse passar para o outro, para consultas ou treino, se de tanto sentisse necessidade.
Quem entrar pelo Livro de Estilo encontrará, portanto, regras e exemplos. Nalguns casos, também listas. Em mais casos, encontrará um botão virtual para exercícios. Será este que conduzirá ao Curso de Estilo. Aqui, onde o utilizador poderá chegar entrando diretamente pelos índices próprios, há um pequeno texto com um problema a resolver. O utilizador deverá ter um ficheiro aberto no PC ou uma folha de papel e lápis; deverá procurar uma solução para o problema, e ter em mente que, para o mesmo problema, pode haver mais de uma solução. Quando quiser ver a solução do Curso, pode clicar e, no mesmo momento, ser-lhe-á apresentado novo exercício.
O Livro de Estilo e o Curso de Estilo da Bibliotrónica Portuguesa estarão em permanente atualização, quer por correção do que já existir, quer por acrescento de regras e de exercícios. Desde já agradeço a todos os utilizadores que nos façam chegar sugestões de correção e acrescento.
Termino com agradecimentos importantes. À Beatriz Saraiva e ao Luís Ramos, por terem participado na elaboração da lista de abreviaturas e na exemplificação de normas bibliográficas e de regências (estas ainda em revisão e, portanto, ainda indisponíveis). Ao Filipe Bento, pela infinita paciência com que me aturou na busca da solução técnica para concretizar esta visão, que há muito me perseguia e que agora está, finalmente, ao alcance de todos.
Ângela Correia
Outubro de 2020