Vocabulário: bilião
Em Portugal, como na União Europeia, «um bilião» significa 1 milhão de milhões (12 zeros). No Brasil, que segue o entendimento norte-americano, significa mil milhões (nove zeros).
Consistência
Em Portugal, como na União Europeia, «um bilião» significa 1 milhão de milhões (12 zeros). No Brasil, que segue o entendimento norte-americano, significa mil milhões (nove zeros).
a) A forma não abreviada da data segue a ordem: dia, mês, ano; devendo o dia e o ano serem indicados por números; b) a forma abreviada das datas adotará a mesma ordem, sendo os elementos separados por hífenes; c) Os números terão sempre dois algarismos, o que se conseguirá usando o zero à esquerda, […]
a) A concordância da forma verbal far-se-á com o substantivo (expresso ou implícito) que se seguir à preposição. b) Quando a indicação de percentagem for precedida do artigo «os», a forma verbal será sempre a plural.
Escrever-se-ão os nomes das moedas por extenso, reservando o recurso ao código ISO (por ex.: EUR) ou ao símbolo (por ex.: $) para contextos gráficos onde haja falta de espaço, como, por exemplo, gráficos e tabelas. Tanto o código ISO quanto o símbolo se escreverão após os números (e não antes deles) a que digam […]
Embora nos atos jurídicos da União Europeia seja obrigatório usar a palavra «cent» para designar a centésima parte de cada euro, ficou prevista a possibilidade de cada país adotar designações próprias. A Comissão Nacional do Euro estabeleceu, em Portugal, as designações «cêntimo» e «eurocêntimo». Preferir-se-á a primeira.
Usar-se-ão os parênteses retos para a) isolar uma integração do autor do texto numa citação b) isolar reticências ([…]) indicando este conjunto que houve um corte de texto citado.
Em enumerações terminadas com «etc.», dispense-se a vírgula que habitualmente precede esta abreviatura, pela mesma razão que se dispensará a vírgula antes da conjunção (incluída na abreviatura) na mesma posição.
1. Os símbolos não são abreviaturas, razão por que não se escrevem com pontos nem se pluralizam de nenhuma forma. Consistem habitualmente em letras minúsculas seguidas de algarismos colocados em expoente, exceto quando têm origem num nome próprio, sendo então a letra minúscula substituída por uma letra maiúscula. 2. Os símbolos empregam-se apenas a seguir […]
Quando ocorram em sequência, adote-se sempre esta ordem: aspa, ponto, numeração de nota. Caso o sinal de pontuação antes da aspa seja igual ao sinal de pontuação depois da aspa, omita-se o sinal antes da aspa.
Devem distinguir-se estes dois sinais gráficos: o hífen (-) e o travessão, que pode assumir dois tamanhos: o do M, chamado M dash (ou quadratim), e o do N, chamado N dash (ou meio-quadratim). O M dash (—), mais comprido, deve usar-se em contexto textual. O N dash (–), mais curto, deve reservar-se para contextos […]