Logo Loading

Nos últimos dias de 2016, a Bibliotrónica Portuguesa publicou mais um livro na Coleção Ciência: Ama. A Importância de um Nome no Conhecimento sobre os Trovadores Medievais Galego-Portugueses, de Ângela Correia.

Vinte anos depois do primeiro artigo dedicado à discussão entre trovadores desencadeada por Joam Soares Coelho com cantigas de amor dedicadas a uma mulher chamada Ama, Ângela Correia reúne em livro todos os seus estudos dedicados ao assunto, revistos e acrescentados.

Prefaciado pelo historiador António Resende de Oliveira, o livro começa por uma introdução onde se apresenta a questão nos seus contornos históricos e literários. Os capítulos que se seguem fundamentam o quadro aqui delineado.

No primeiro capítulo é apresentada a edição crítica e interpretação de todas as cantigas que a autora considera envolvidas na discussão, além da edição crítica de cantigas que permitem afinar o perfil do trovador Joam Soares Coelho. É também aqui feita a necessária reflexão sobre a discussão entre os trovadores, que a autora considera de natureza literária.

Os sentidos da palavra «ama» ocupam o segundo capítulo, e o enquadramento histórico, o terceiro. Um quarto e último capítulo revê os diversos entendimentos da questão pela crítica literária moderna, e um breve capítulo de conclusões encerra o livro.

 

One Comment

  1. Estou a esperar com esta biblioteca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *