A Bibliotrónica Portuguesa dá início à Coleção Ciência com o lançamento de uma importante edição crítica: O Cancioneiro de Airas Engeitado, Trovador.
Antes deste trabalho de Andreia Querido, os textos de Airas Engeitado apresentavam diversas dificuldades de entendimento; um deles era tendencialmente atribuído a outro trovador (Afons’Eanos do Contom) e Airas Engeitado era visto como um jogral de importância e qualidade reduzidas.
Resolvendo as dificuldades de edição e interpretação dos textos, Andreia Querido devolveu-nos a perceção de um trovador muito singular na relação com a tradição da lírica galego-portuguesa e provençal. Um legado de quatro cantigas de amor, cuja redescoberta encerra lições surpreendentes, até para os mais conhecedores da lírica trovadoresca.
A Bibliotrónica Portuguesa orgulha-se assim de proporcionar o acesso livre ao conhecimento resultante da investigação científica que Andreia Querido desenvolveu, no âmbito do mestrado em Crítica Textual na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre Airas Engeitado e o seu cancioneiro de amor.
Lucia
Antes deste trabalho de Andreia Querido, os textos de Airas Engeitado apresentavam diversas dificuldades de entendimento”
Realmente 🙂