Logo Loading

O autor da reedição que a Bibliotrónica Portuguesa acaba de acolher foi também o autor do programa de prevenção de doenças congénitas que todos conhecemos por programa da picada no pezinho dos bebés ou, simplesmente, teste do pezinho.

Na primeira pessoa, o Dr. Rui Vaz Osório conta-nos, em A Picada no Pezinho… uma dúzia de histórias, como viveu um percurso de resiliência, ao longo do qual muitas vidas foram salvas.

«O teste do pezinho tornou-se uma rotina que tem permitido despistar as crianças que nascem com predisposição para doenças temíveis, como a fenilcetonúria e o hipotiroidismo, e contrariar esta condenação de modo a serem cidadãos normais.

Nada é mais compensador que vir a encontrar adultos normais, socialmente responsáveis, com família constituída, que seriam gravemente deficientes e dependentes, se não tivessem sido estudados e tratados a partir do teste.

Sentimos isso, ao ler as histórias que nos contam as vicissitudes que se ergueram quando se começou a implementar, à escala de Portugal, um teste tão fácil quanto eficaz.

Sentimos que só um homem com uma personalidade firme e um médico com grande sentido de responsabilidade profissional, não desistiria perante os obstáculos e as incompreensões que enfrentou.

Mas também percebemos como é compensado pela amizade e gratidão dos que reconhecem o que conseguiu, por um profundo sentimento de fraternidade com as crianças e as famílias.

Alguns dos episódios relatados nestas histórias simples e despretensiosas são comoventes pela humanidade que retratam, nas relações do Rui Vaz Osório perante o sofrimento, e das pessoas perante a dedicação desinteressada e sagaz do médico que lhes permitiu ter filhos e serem cidadãos normais.

Mas a verdadeira dimensão deste livro só se avalia quando se acaba de ler.

De facto, trata-se dum verdadeiro hino à fraternidade, entendida como a solidariedade comprometida com as crianças e as famílias que enfrentam a infelicidade de uma doença que as iria reduzir a seres quase desumanos e que, deste modo, serão mulheres e homens com direito ao sonho e à esperança de construir o futuro e traçar o projecto de vida a que todos aspiramos.»

Nuno Grande, in «Prefácio», Rui Vaz Osório, A Picada no Pezinho… uma dúzia de histórias

One Comment

    • José Serra

    • há 11 meses

    Publicação que enobrece a história de Portugal, enriquece o leitor, valoriza a Bibliotrónica Portuguesa e homenageia o seu autor / ator, bem como todas as pessoas que o secundaram no projeto de saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *