Logo Loading

Com seleção de Beatriz Batarda, atriz; Helder Macedo, escritor e crítico literário; José Gil, filósofo; e Maria João Pires, pianista; a Poetrónica n.º 2, com ilustrações de Sofia Livesay, oferece aos leitores um conjunto de poemas originais de cinco poetas de língua portuguesa – Carlos Arinto, Edson Amaro de Sousa, Rafaela Nogueira Barbosa, Teresa Corrêa e Vanessa Bastos.

O repto foi lançado a 12 de abril aqui mesmo no blogue da Bibliotrónica: pedíamos o envio de até três poemas a quem tivesse um pensamento próprio a que desse forma poética, àqueles cuja linguagem literária se distinguisse. Após a primeira seleção, os poemas foram acomodados num ficheiro sem nenhuma marca de autoria para envio aos selecionadores, que nunca sequer souberam uns dos outros até todo o processo estar concluído. Cada um poderia escolher até três poemas. E, no final de todas as seleções, revelou-se a surpreendente teia de coincidências referida na «Apresentação» da Poetrónica n.º 2.

Ao trabalho de seleção, segue-se o de edição, em articulação com os autores, primeiro. Depois, a luta com a «página» para encontrar o melhor diálogo possível entre os poemas e outros textos, as ilustrações da Sofia Livesay, e, claro, a superfície que os recebe. O objetivo é, nesta altura, encontrar o difícil equilíbrio entre o atrevimento e o conforto, que pode fazer de um livro de poemas um desafio memorável.

Finalmente, é dia de fecharmos a notícia de lançamento. Não sem antes agradecermos aos selecionadores da Poetrónica n.º 2 o privilégio de termos contado com a participação deles; a todos os poetas que nos enviaram poemas, e à nossa ilustradora. E também aos nossos leitores cujo interesse pela poesia é a razão de ser da Poetrónica.

Ângela Correia e Ana C. Rafael

Editoras da Poetrónica n.º 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *