Logo Loading

Carlos Reis, professor e ensaísta; Eduardo Souto de Moura, arquiteto; Manuela Azevedo, intérprete musical; Paula Rego, pintora, selecionaram de um vasto conjunto de poemas, que receberam sem nenhuma indicação de autoria, a poesia de seis autores: Arthur Döhler, Carlos Arinto, Carlos Almeida, Denis Leandro, Francisco Vidoedo e Vanessa Bastos. Arcangela Dicesare ilustrou o número 3 da Poetrónica, que Ângela Correia, Andresa Fresta Marques, Carlotta Defenu, Catarina Coelho e Flávia Pereira editaram. E assim se fez a Poetrónica n.º 3, em tempos de pandemia.

O convite para a participação foi lançado a 24 de fevereiro, quando ainda não queríamos acreditar no que se aproximava a passos largos. Pedimos o envio de até três poemas a quem tivesse um pensamento próprio a que desse forma poética; àqueles cuja linguagem literária se distinguisse. Quando o prazo de receção terminou, a 24 de março, estávamos já em estado de emergência e a quantidade de poemas recebidos era enorme. Após a primeira seleção, os poemas foram acomodados num ficheiro sem nenhuma marca de autoria para envio aos selecionadores, que nunca souberam uns dos outros, até todo o processo estar concluído. Cada um poderia escolher de um a três poemas. E, no final de todas as seleções, foi inevitável ficar a pensar, como referido na «Apresentação» da Poetrónica n.º 3, no quanto se encontra de quem seleciona, nos poemas selecionados.

Seguiu-se o trabalho de edição dos poemas, em articulação com os autores. Depois, a luta com a «página», empreendida pela Carlotta Defenu, para encontrar o melhor diálogo possível entre os poemas e outros textos, as ilustrações da Arcangela Dicesare, e, claro, a superfície que os recebe. O objetivo foi, então, encontrar o difícil equilíbrio entre o atrevimento e o conforto, que pode fazer de um livro de poemas um desafio memorável.

Finalmente, é dia de darmos a notícia de lançamento. Não sem antes agradecermos aos selecionadores da Poetrónica n.º 3 o privilégio de termos contado com a participação deles; a todos os poetas que nos enviaram poemas, e à nossa ilustradora. E também aos nossos leitores cujo interesse pela poesia continua a ser a razão de ser da Poetrónica.

Ângela Correia, Andresa Fresta Marques, Carlotta Defenu, Catarina Coelho, Flávia Pereira

Editoras da Poetrónica n.º 3

Comments(4)

    • José Serra

    • há 3 semanas

    É sempre a hora certa para felicitar quem promove cultura e nela se empenha.
    Mais uma batalha ganha, desta vez, em campo martirizado.
    Como sempre, já acomodei o ficheiro para ler em estado poético.
    Saudações.

      • Angela Correia

      • há 3 semanas

      As editoras agradecem muito a amabilidade e o apoio. Sempre tão importantes.

    • Susana Pinheiro

    • há 3 semanas

    Muito obrigada pelo empenho em defesa da Cultura e de novos autores.
    Parabéns, a todos.

      • Angela Correia

      • há 3 semanas

      Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *