Logo Loading

Uma coisa que descobri, e que está descoberta há muitos anos, é que 20 de Abril, 3 de Agosto, 9 de Novembro e 30 de Novembro calham sempre no mesmo dia da semana. Não interessa se o ano é bissexto porque estes meses vêm todos depois de Fevereiro.

Como é que eu descobri isto? Sempre por afecto, por prazer. Faço anos a 20 de Abril e tenho amigos que fazem anos nas outras datas que referi. Depois pus-me a ver agendas velhas e, a arrumar uma gaveta cheia de tralha, encontrei uma coisa muito engraçada: um brinde da Camisaria Moderna, que havia no Rossio. Deve ser dos anos 60. Pode-se saber em que dia da semana calha qualquer data de 1963 a 1990.

Entre 20 de Abril e 30 de Novembro vão 32 semanas, entre 20 de Abril e 3 de Agosto vão 15 semanas, entre 20 de Abril e 9 de Novembro vão 29 semanas. É fácil perceber que, se vai um número certo de semanas entre as duas datas, os dois dias calham sempre no mesmo dia da semana. Este ano fazemos todos anos numa quarta-feira. Para o ano, faremos todos anos numa quinta-feira.

Estes meus pequenos cálculos babilónicos caseiros parecem contar carneiros para adormecer, mas a mim divertem-me e talvez ao fim do dia me façam dormir melhor.

O programa televisivo de que gosto mais é o Isto é Matemática. Não posso ver televisão em casa. É nos cafés que vejo este programa. Às vezes, peço para mudarem de canal para eu poder ver o Isto é Matemática. Nos cafés são simpáticos, mudam de canal.

Só queria acrescentar por hoje: acho que inconscientemente sou mais inteligente do que conscientemente. Sei que não sou Pascal e que isso não me entristece. Gosto de me divertir e de ser amiga, isso é que importa.

Adília Lopes

[email protected]

camisaria_moderna1camisaria_moderna2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *