Logo Loading

Em 1998 participei num colóquio sobre literatura medieval. Foi no Algarve. Durante um almoço conversei com a investigadora em literatura de tradição oral Maria Aliete Galhoz. Ensinou-me uma oração que ouviu a uma mulher, julgo que no Algarve:

 

Olhei para o céu

vi uma cruz

capela de rosas

Menino Jesus

 

Maria Aliete Galhoz contou-me que tinha ensinado esta oração a um moribundo.

Esta oração faz-me lembrar Santa Teresinha do Menino Jesus, santa francesa do século XIX, que foi e é muito popular em Portugal. Santa Teresinha é representadas com rosas e com um crucifixo nas mãos. Santa Teresinha do Menino Jesus chamava-se Thérèse Martin e, por ter sido carmelita em Lisieux, também é conhecida por Thérèse de Lisieux, mas o nome carinhoso por que é designada é Santa Teresinha do Menino Jesus. As rosas, a cruz e o Menino Jesus estão presentes em Santa Teresinha e na oração.

Talvez esta oração da tradição oral recolhida no Algarve tenha sido inspirada pelo culto a Sainte Thérèse de Lisieux ou talvez as características do culto a esta santa venham de um fundo muito mais antigo, certamente vêm, em que se associam as rosas, a cruz e o Menino Jesus a uma santa.

Durante o almoço em Loulé não me ocorreu isto, só mais tarde. Não tive oportunidade de conversar com Maria Aliete Galhoz sobre esta questão.

Acrescento que gosto muito do filme de Alain Cavalier sobre a vida de Santa Teresinha. O filme chama-se Thérèse.

Adília Lopes

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *